A reunião aconteceu com a finalidade de trazer informações sobre as ações da equipe da linha de frente no combate à Covid-19, no município.
A enfermeira Amanda Santos, esteve na manhã desta quarta-feira (09), na Câmara Municipal de Senador Alexandre Costa-MA, para debater com os vereadores as ações da equipe da linha de frente no combate à Covid-19.
A reunião aconteceu à convite do presidente da Câmara, vereador reeleito Jair (PCdoB), com o objetivo de trazer informações sobre a atuação da equipe da saúde no combate ao novo coronavírus no município, nessa segunda onda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estiveram presentes os vereadores, Brito (PCdoB), Jair (PCdoB), e vereadora Nira (PSD). Na oportunidade a enfermeira explicou que é de extrema importância esse repasse de informações.
Os vereadores fizeram alguns questionamentos à enfermeira Amanda. Veja abaixo:
1. No início havia uma força tarefa com medicamentos, o que aconteceu? Resposta: Não parou, a única diferença é a disponibilização da medicação, mas o prefeito Dr. Orlando Arouche, está fazendo novos pedidos.
2. No hospital tem alguma ala para receber o paciente ou suspeito? Resposta: Tem. Tanto para testagem como para internação do paciente.
3. Atualmente tem algum paciente internado? Não.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
4. A maioria dos pacientes tem sido enviados para Presidente Dutra-MA. Lá estavam reclamando por ter que ceder os leitos de lá para o pessoal daqui, e porque não ficar aqui? Resposta: Porque é ambulatorial, não entubamos ninguém aqui. Só são enviados quando chega em um estágio mais avançado.
5. O que tem hoje, que não tinha antes? Resposta: Temos atendimento online a todo momento. Orientação aos Agentes de Saúde. Suporte no hospital, enfermeiros e técnicos são orientados a encaminhar o suspeito à equipe da linha de frente, etc.
6. No hospital tem área de ventilação mecânica? Resposta: Não tem, porque não temos UTI aqui.
7. Agentes reclamam de não ter suporte. Resposta: Tem, inclusive, hoje eles sabem lidar com os casos e como encaminhar os suspeitos para a equipe.
8. Quanto tempo o hospital está sem medicação para o tratamento da Covid-19? Resposta: Dois meses. Daqui a um mês (em média) virá a nova remessa.
A enfermeira também esclareceu que a equipe vem realizando o mesmo trabalho da força tarefa, desde março, segundo ela o que diminuiu o serviço foi o fato das pessoas deixarem de procurar, e quando o fazem, é quando o caso já se agravou.
E afirmou que as orientações continuam, "nunca fizemos diferente, a gente continua trabalhando do mesmo jeito".
Ela acredita que as pessoas deixaram de procurar a equipe por conta da baixa taxa de mortalidade do município, mas depois das eleições já estão começando a procurar. E relembrou que casos mais graves, a referência é Presidente Dutra, caso tenha pacientes de UTI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário